quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Um Segredo...
























Pelas palavras que lês neste texto
uma parte de mim desaparece em ti...

Deixo de ser quem sou
e passo a ser o ser que tu és

Em ti encontro o abrigo que me fará vida
para além da vida que até agora consegui

Se quiseres saber quem sou eu
olha para o que de ti se esconde no reflexo da tua imagem

Se quiseres saber quem tu és
olha para as imagens que de mim agora escondes em ti
sem que disso te dês conta...

Pelo país das maravilhas iremos os dois passear
animados de uma missão...
eu... irei divertir-me
tu... irás descobrir-te e dar-te a conhecer... dar-me a conhecer...

Ajudas-me a recuperar a minha imagem perdida?

Alice... a Maravilhosa

16 comentários:

  1. Aceito o desafio...
    Tentarei devolver-te a tua imagem, revelando-me

    Luís Conde

    ResponderEliminar
  2. ...tinham acontecido ultimamente tantas coisas extraordinárias, que Alice começava a pensar que, na realidade, havia muito poucas coisas impossíveis.

    in "As Aventuras de Alice no País das Maravilhas"

    ResponderEliminar
  3. Luis disse : "Tentarei devolver-te a tua imagem, revelando-me"

    A duquesa a certa altura diz a Alice: “Seja aquilo que você pareceria ser”

    tendo em conta o que foi dito a cima:

    "Pelas palavras que lês neste texto
    uma parte de mim desaparece em ti...

    Deixo de ser quem sou
    e passo a ser o ser que tu és"


    Então a imagem perdida é o que eu aparento ser ..

    ResponderEliminar
  4. "fingir que sou duas pessoas! Porque tudo o que sobrou de mim mesme é pouco ate para ser uma só pessoa"

    Alice no país das maravilhas ,Pág.25

    ResponderEliminar
  5. "Por fim, a Lagarta tirou o cachimbo da boca e perguntou
    a Alice com voz lânguida e sonolenta: "Quem és tu?"

    Não era um começo de conversa encorajador.

    Alice respondeu muito tímida: “Neste momento, nem sei bem, minha senhora... Esta manhã, quando me levantei, sabia quem era, mas já mudei tantas vezes desde então."
    “O que queres dizer com isso?” perguntou a Lagarta com rispidez. “Explica-te!”
    “Receio não poder explicar-me melhor, minha senhora, porque eu não sou eu, percebe? - disse Alice."

    E também existe, depois da “Viagem ao Pais das Maravilha”, uma viagem “do outro lado do espelho”.

    ResponderEliminar
  6. O texto pelo que me parece-me é nada mais nada menos que um enigma.. E pelas pistas que nos são fornecidas a resposta e simples a meu ver. É a nossa Imaginação. Porque nela e que a Alice vai viver e vai fazer parte de nós, e vai ter uma vida alem da que teve até ali(porque até ali só viveu num livro)... e a personagem vai ser sempre um reflexo de nós apesar das descrições que o autor nos dê nós e que a vamos idealizar na nossa mente, por isso nós leitores estaremos sempre presentes no Pais das Maravilhas.

    ResponderEliminar
  7. ..ao entrar no mundo das maravilhas Alice começa a fazer parte desse mundo e procura encontrar resposta à pergunta: " quem sou eu ?"
    Nós , leitores , acompanhamos Alice nas suas aventuras e a história começa a viver dentro de nós. Começamos a fazer parte do texto , porque ele nos faz reflectir e desperta-nos sentimentos ..
    Após ler o texto assinado por "Alice ...a Maravilhosa" conclui algo de que ja suspeitava: Ler é uma aventura no país das maravilhas .

    ResponderEliminar
  8. De facto, é bem mais facil dizer quem queremos ser do que quem somos .

    Este livro é realmente um puzzle de milhares de peças, que temos de ir desembrulhando para perceber realmente o que é que cada parte significa realmente .

    ResponderEliminar
  9. ''Se soubermos quem somos, sabemos o que é suposto fazermos com a nossa vida''

    ''o 'Quem sou eu?' é essencial para descobrirmos a nossa felicidade''

    in HAPPY woman nº44 (outubro 09)

    Marta Amaro

    ResponderEliminar
  10. Farei de tudo para ajudar a recuperar a tua imagem!
    Ao ajudar-mos alguém a recuperar algo, ajudamo-nos também a nós a crescer.

    "Deixo de ser quem sou
    e passo a ser o ser que tu és"

    Ao ler a tua história, cresço porque vejo também a minha vida reflectida nela, e tenho a certeza que quando conheceres a minha história de vida, no final, também te irás rever nela.

    ResponderEliminar
  11. é como se num corpo só exestissem duas almas, só que de certa forma entre ajudam-se a descobrir-se. Por isso nao vai ser só um "enigma" vai ser uma aventura, que pode nunca ter fim ...

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. O mundo onde a Alice se encontra é mágico, onde as lagartas falam, os coelhos correm atarefados, os cogumelos fazem encolher ou crescer, as casas podem ser muito grandes mas de repente muito pequenas onde ela nem se pode mexer,... No meio de tudo isto, Alice pergunta: "Quem sou eu?"

    Assim como todo o ser humano Alice pergunta-se quem será ela, o autor este livro pretende transmitir a ideia de que todos temos "Alices" dentro de cada um de nós, e todos nós vivemos num mundo como o País das Maravilhas, pois muitas vezes sentimo-nos muito pequeninos quando por exemplo ralham connosco e ai só nos apetece desaparecer, mas á alturas em que um pequeno elogio a algo que fizemos ou somos nos faz crescer mais um bocadinho.

    Sara Patrícia Vaz Pedra

    ResponderEliminar
  14. Estas palavras, para mim querem dizer, algo na realidade muito simples. Que nós temos sempre uma faceta nossa, que não damos a conhecer, que a guardamos somente para nós, e mais ninguém, a nossa Alice, e é essa mesma Alice que por vezes nos leva a passear por um mundo de fantasia, um mundo só nosso, o nosso país das maravilhas, o nosso pequeno espaço, onde podemos ser nós próprios sem sermos descriminados, um local onde nos podemos abrir, e sentirmo-nos livres.

    João Maria

    ResponderEliminar
  15. "e a personagem vai ser sempre um reflexo de nós apesar das descrições que o autor nos dê nós e que a vamos idealizar na nossa mente, por isso nós leitores estaremos sempre presentes no Pais das Maravilhas." - Disse Bernardo

    Sim, é isso, só e simplesmente isso. Isso e muitas mais coisas.
    Todos nós escondemonos onde queremos ser e intensificamos a nossa ideia dos outros por nós, no que nós somos e idealizamo-los [aos outros] como queremos ser, ou parte de nós já é.

    Ninguém nunca perde a sua imagem; Todos a perdem. Procuro sempre nos outros o que posso ver de mim, e conheço mais dos outros para saber mais de mim

    ResponderEliminar