Nesse exacto momento, a Alice teve uma sensação muito estranha que a deixou muito embaraçada até que descobrisse do que se tratava… estava a começar a crescer outra vez.
Ao princípio quis levantar-se e deixar o tribunal, mas, refletindo melhor, decidiu permanecer onde estava, pelo menos enquanto houvesse espaço suficiente.
“Gostaria que não me empurrasses tanto”, disse o rato dorminhoco que estava sentado ao lado dela - “Mal posso respirar.”
“Não posso fazer nada”, disse a Alice docemente: “Estou crescendo.”
“Não tens o direito de crescer aqui”, disse o rato dorminhoco.
“Não digas asneiras”, disse Alice com mais firmeza: “Tu sabes que também estás crescendo.”
“Sim, mas eu cresço em um ritmo razoável”, afirmou o rato dorminhoco - “não desse modo ridículo.”
Dizendo isto, levantou-se indignado e foi para o outro lado do tribunal.
in "Alice no País das Maravilhas" de Lewis Carrol
A vida é feita de lugares por onde caminhamos e onde nos é oferecida a oportunidade de crescer…
Olhando para os lugares do teu crescimento, diz-me…
por onde caminhas?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Por onde caminho...Tento caminhar por sítios onde não haja muitos buracos, para não tropeçar e ainda vá parar a lugares estranhos que parecem tirados de historias...Mas sinto que podia também podia arriscar e caminhar por estradas onde existissem buracos, para ver se tenho força para os ultrapassar.
ResponderEliminarCaminho por caminhos sem fim.
ResponderEliminarCaminho porque que são belos.
Caminho com muito medo.
Caminho com distração.
E algumas vezes com atenção.
Porque tenho medo.
Jael Monteiro
10ªano
turma:J
Filipe Rosa 10j
ResponderEliminarcaminho por aonde me siinto a vontade para andar ando aonde posso andar ao meu ritmo caminho para os meus sonhos que nao passam de uma esperanca do caminho que nos agoarda no futuro mas no entanto nem sempre consigo caminhar ao meu ritmo nem dentro da estrada mas isso sao obestacolos que vamos trer que conseguir passalos de obestacolos a «hitorias» para aprender mos a viver melhor a minha camonhada
A vida é um caminho sem fim.
ResponderEliminarA vida é uma estrada, onde tudo depende de nós.
Cada um tem o seu caminho a perseguir.
Percorrer este tal caminho é…Cair, arriscar, lutar, perder, levantar, aprender, acreditar no impossível, duvidar do possível, pintar o mundo de cores novas, criar próprias regras, ser livre, viver cada momento, sonhar, e acreditar na nossa estrada.
No meu caminho, eu arrisco, eu caio, eu luto, eu perco, eu volto a levantar-me, eu aprendo, eu acredito no impossível, e duvido sem dúvidas do possível, eu pinto o mundo de cores novas, eu crio as minhas regras, eu arrisco, eu vivo todos os momentos, e vivo num sonho infinito, onde todos os dias eu crio novos caminhos, cometo erros, aprendo com eles e continuo andar.
Eu ando de olhos vendados, com medo, e numa dúvida constante … a isto chamo a indecisão, a minha indecisão é a minha estrada, mas afinal uma estrada não seria uma estrada, se não tivesse curvas, no fim do dia, a estrada é sempre a mesma, o percurso é que muda.
Patrícia Costa.
10ºano.
turma:J.
O meu caminho é a procura inesperada do sinal branco estonteante da longinquidade da chuva armazenada no local dos batimentos ritmados do meu eu. Procuro me a mim, procuro não estar em permanente contacto com o asfalto procuro apenas flutuar tocando com a base ponte aguda do pé no meio caminhante, caminho para aumentar o crescimento não dos meus ossos mas sim a partir do flutuamento de nuvens de cor pura e clara com pinceladas de cor mar. Caminho para o interior de mim que me leva a acreditar que consigo sem arfar lufadas de ar numa constante maratona para o rasgão dos lábios nunca inertes de movimento
ResponderEliminarCAMINHO PARA NÃO CAIR, CAMINHO PARA MIM, CAMINHO PARA CRESCER, CAMINHO PARA A FELICIDADE, CAMINHO PARA A COMPREENSÃO, ESSENCIALMENTE CAMINHO PARA OS MEUS SENTIMENTOS!
Sara Pedra
nº21
10.I
Eu caminho numa luz que se ilumina a cada passo meu, mas também se ilumina com o brilho de muitas estrelas que vejo diariamente. Não são as estrelas da noite, que essas só nos dão a noção de distancia, são as estrelas que vejo através da luz que me acompanha ao longo do meu dia: desde que acordo até que me deito!
ResponderEliminarO escuro também já me deu muitas respostas, mas nunca me deu um caminho.
O caminho que me acompanha desde sempre é a luz.
Existem fases em que essa luz se torna mais pequena, mais pequena,...por vezes até parece que se vai apagar,..., outras vezes torna-se tão forte, e esclarecedora que brilha, brilha,...muitas vezes até ofusca, mas independentemente do como, é sempre nela que eu caminho!
Sara Martins
10º ano Turma I Nº22
Vai alternando. Eu não sigo só um caminho, sigo vários. Eu estou sempre parada, ou dou a volta ao mundo. Eu ando ou corro, eu sigo ou paro. Eu canso ou descanso. Eu posso ser um arco-íris cheio de cor e uma nuvem cinzenta bem carregada.
ResponderEliminarÉ impossível saber agora o caminho que sigo, porque ainda não descobri o outro lado do arco-íris, ainda não consegui andar em cima da água. Ainda não tornei um sonho real. Ainda não sei voar, Ainda não sei os meus limites.
Eu não tenho um caminho fixo, vai tudo alterando ao longo dos dias.
Só quando me descobrir, só quando voar como as borboletas, só quando nadar como os golfinhos, só quando sentir o vento como as folhas delicadas, verdes acastanhadas gastas de uma árvore, quando andar descalça sem sítios onde me possa magoar, aí sim saberei o meu caminho… Por agora só quero encontrar o outro lado do arco-íris, a saída do labirinto.
Joana Fragoso
10ºI Nº27
Caminho por onde posso, por vezes por onde quero, por outras por onde me deixam. Onde irá dar...resposta a isso não tenho, pelo menos agora.
ResponderEliminarCaminho por lugares distantes, por lugares que algumas vezes são só meus e que ninguém lá pode entrar. Caminho pelo espaço e pelo tempo...pela luz e pela escuridão...pela confinça e pela incerteza...caminho simplesmente por onde me parece mais simples, par de ás vezes, esse não ser o melhor...
Quero ter força para ir noutra direcção, mas muitas vezes, os pés (pensamentos) ficam tão presos naquele caminho que mudar é quase impossível.
Esquecer, lembrar, tentar, desistir, conseguir, mudar...são caminhos que escolho muitas vezes sem pensar nas consequências, sem pensar num fim. Mas acho que quando esse caminho acabar, outro terei pela frente, pois a vida...a vida é feita de caminhos, e essa sim, é a minha única certeza, o meu único destino...viver até morrer.
Raquel Vieira 10ºI Nº19
O caminho por onde ando hoje, não é o mesmo por onde caminhei ontem...
ResponderEliminarAs imagens não captam a minha atenção, as sensações mudaram de forma.
Caminho de forma instável, com medo de dar o próximo passo. Será certo ou será errado ?
As linhas que delíneam o meu caminho difundem-se e cruzam-se em zigue zague na minha mente... É tudo confuso e tremido. Nada é certo...
Nem o amanhã.
Liliana Gonçalves
Nº15 10ºJ
Não sei por onde caminho, quem sou ou quem me acompanha! Não sei o meu destino, quem me formou, como me caracterizam, o que fazem de mim, marioneta, robot, desenho animado, palhaço… Onde comecei, por onde passei, por onde vou passar, qual será o meu fim, é tudo uma incógnita!
ResponderEliminarSei que quero que faças parte de mim, do meu mundo, dos meus caminhos neste preciso momento, ajudaste-me a entender e a saber o que não sabia, pode ser por pouco tempo mas é o que quero agora…
Contigo descobri parte de mim, como voltar ao caminho que era suposto ter seguido anteriormente, quem ter ao meu lado, não sei qual o meu destino mas é assim que devo viver, deixei de ser manipulada e manipular os outros e a vida de amanhã. Relembrei o meu passado, este faz parte de mim para sempre, tentarei evitar um futuro amargo. Mas por tua causa sei onde estou, estou de volta a mim, sei por onde caminho, por novos check-points, e por onde devo seguir, por lugares novos, com novas experiências e vivências!
Contudo bastava ter dito: O que era certo troquei pelo incerto, mas tu fizeste-me voltar o que é o certo para mim, no final agradeço-te.
Raquel Neves 10º I N.º18
Caminho? Não tenho a certeza... caminhar implica eventualmente chegar a algum lado, isso é assustador... portanto talvez esteja a fugir ao caminhar... a minha fuga tem sido feita parado, porque achava eu que estando parado, apático, não teria de caminhar, mas só agora que estou a por isto em palavras vejo que nao faz sentido... estar parado tambem é um caminho... mas fechado num casulo nao tenho recebido muito do que o caminho tem para mim, tambem nao tenho dado nada para o caminho, que faz parte da realidade dos outros...
ResponderEliminarresumindo o meu caminho foi: perceber que quero mudar de caminho...
Martin Grant Turma:J
Caminho pelo Passado onde as Memórias me alcançam em todos os momementos ..
ResponderEliminarSinto o meu caminho no Presente em todas as pessoas .. e Foge-me para o Futuro em todos os locais...
Nestes três tempos ando, corro, salto, vivo o Momento como o Peter Pan..
Eu caminho, eu rastejo, eu corro, eu choro eu ando eu caminho...
ResponderEliminarCaminho distante e sem parar por um inferno bonito a procura do infinito onde eu queira realmente estar, em pânico ou com medo eu não fico,pois com meu sangue gélido eu agito,mas apenas oiço...GRITOS...De aprovaçao e reprovaçao,são eles os demonios que atormentam o meu coração.
E a Minha soluçao é correr para o buraco negro que está nos meus olhos...
Correr...Correr e me esconder na minha alma púdrica e monstruosa.
Correr...Correr e beber o veneno o qual chamo vida
Caminho no nada que é o tudo, no infinito que é o vazio, no mundo que só existe.
ResponderEliminarCaminho no meio de coisas sem nexo, mas com sentido.
Caminho
Inês 10.ºJ
Quão injusto é não termos a mais leve ideia do que sentenciamos com um resfolegar, um revirar de olhos, um encolher de ombros?
ResponderEliminarNeste lugar em que somos punidos pela má colocação de um acento. Onde um passo em falso pede uma pena de morte. E os ouvidos tapam-nos os olhos para que não gritemos a verdade.
E quando estou neste lugar, quando estamos neste lugar, tão perto uns dos outros, onde há um espaço entre mim e ti, entre tu e nós e esse espaço está cheio de ti, de mim, de nós; merecerá ainda o nome de espaço?
_______________________________________________
O meu caminho é o que a alegoria tem de mais ridículo.
Uma estrada em que os passos e os espaços se perdem a si mesmos e gritam efemeridades. Onde os pés se engasgam nos soluços do cansaço. Onde os semáforos se rendem á cegueira da verdade.
Neste trilho onde os rastos das locomotivas rasgam o céu em dourados e azul. Onde as esquinas nos reservam os cantares dos esgotos em dó menor, e o sorriso dos galhos, tão rápido e rasgado, demasiado rápido e rasgado para ficar bonito numa fotografia.
Neste caminho em que o carregar-me ás costas não chega. Nem sobra. Em que os gritos não me contêm e tapam-me com força os ouvidos, para não acordar os barulhos do vento.
Neste caminho em que ando com os olhos. Em que a única verdade é a verdade de me fazer crer nesta encenação. Em que os passos, ora curtos, ora largos, se perdem no travo doce que pode ter um limão.
veronica rodrigues 10i
Caminho num lugar livre. Livre do homem, livre das pressas, livre das lentidões, livre das convenções, das maneiras, das sinaléticas de como, por e para onde caminhar. Livre de sentidos únicos. Onde o único sentido seja o de andar para a frente. Qualquer frente. Um caminho que embora pequeno mas não curto, leva-me onde quero, leva-me onde eu o levo também. Um caminho que nunca assustou a criança, assustando porém os pais. Um lugar onde me deixem apenas caminhar. Caminhar apenas. Colocando um pé em frente do outro, evitando não calcar as junções das pedras e descobrindo o ritmo necessário para que o meu pé calque sempre o meio do paralelo com a mesma distância entre a pedra que calquei antes e a que calcarei. Faço essa recta que me foi imposta, mas faço-a livremente. Entre a estrada e o passeio, que sempre me acompanharão mas que nunca cruzarei.
ResponderEliminarLaura Carreira 10ºi
Caminho por mim mesmo. Eu sou o meu labirinto, por vezes encontro becos sem saída, mas não me impede de encontrar o caminho para a perfeição.
ResponderEliminarUtilizo-me como meio de transporte, como utensílio para a minha viagem sem fim, pois ninguém é perfeito, mas nada me impede de o tentar ser.
Eu caminho, eu vagueio sem rumo. Sou levado por onde destino me levar, por onde as horas passam. Caminho para os sonhos que me guiam, por os pesadelos que me desorientam. Caminho neste mundo porque "a vida é apenas uma viagem". Vou adquirindo conhecimentos, vou ver os que os meus olhos vêem, por cada lugar que passar. Irei erguer depois desta "viagem", não no Céu não no Inferno. Mas sim quando descobrir por onde realmente caminho.
ResponderEliminarJosé Rodrigues nº10
10ºI
Eu, sou eu e não os outros. porque eu caminho pelo meu tabuleiro.
ResponderEliminarTabuleiro de jogos com regras e outras coisas chatas que me impedem de ser eu.. que me impedem de fazer o que eu quero e bem me apetece! O que me inerva, porque se eu quero GRITAR, PORQUE É QUE NÃO GRITO?!
se eu QUERO ANDAR A CORRER DE UM LADO PARA O OUTRO, PORQUE É QUE NÃO O FAÇO?!
Não, sei ... só sei que é graças a este meu tabuleiro, que sou o que sou. Não gosto dele, mas ele não me larga
João Maria 10ºI
Quando caminho, tento sempre caminhar para a frente, embora, quando alguns caminhos sejam mais difíceis, tente dar-lhes a volta, mas vamos sempre acabar por reencontrar-mos estas vias, por isso ou seguimos em frente com tudo o que temos, ou continuamos presos no mesmo lugar.
ResponderEliminarJoão Barbosa,10 I
caminho pelo presente
ResponderEliminarpela observçao
pela expriencia
á procura do melhor lugar que nao sei onde é e quando lá chegar tambem nao vou saber que lá estou por isso continuo a caminhar
porque
eu nao sou daqui
nao sou de lado nenhum
caminho sou nómada
Caminho por drapeados, folhos, linhas de todas as cores, marcas, vestuário, calçado, acessórios.
ResponderEliminarArte, nas mais banais formas de obrjectos. Mas mesmo assim, os mais procurados.
Caminho nos meus sonhos. Nas minhas opções, nas minhas consequencias, nas minhas influencias.
Caminho no meu EU.
Melissa 10ºI
Por onde caminho...Tento caminhar por sítios onde não haja muitos buracos, para não tropeçar e ainda vá parar a lugares estranhos que parecem tirados de historias...Mas sinto que podia também podia arriscar e caminhar por estradas onde existissem buracos, para ver se tenho força para os ultrapassar.
ResponderEliminarAdriana Ribas
10ºJ nº1
Caminho aqui e caminho ali, caminho por onde sei que chego a algum lado, mas se não chegar, logo se vê!
ResponderEliminarRaquel Maria nº9/ 10º J
Eu caminho sobre um muro á espera que o meu caminho me apareça à frente como por magia. Não sei para onde quero ir e por isso tento desviar-me de todos os caminhos possíveis.
ResponderEliminarJá caminhei. Caminhei até aqui, até este mundo das artes. Pela minha própria decisão, pela primeira vez na vida pude escolher o que iria influenciar, e muito, o meu futuro.
Caminho por decisões e ideias, por pessoas e mundos, caminho pelo chão ou pelo céu...cada um caminha nas suas escolhas...
Por onde caminhas? Boa pergunta...
ResponderEliminarCaminho por entre pessoas
caminho por entre animais
Na verdade nem eu sei bem por onde caminhar, ás vezes caminho num labirinto onde apenas tem o ponto de chegada, mas eu só consigo partir e nunca chegar.
Neste labirinto fico perdida, correndo de um lado para o outro, sem ter para onde ir.
Olho as pessoas ao meu redor mas sinto-me sozinha.
Outras vezes caminho por ruas cheias de obstáculos, tento desviar desses obstáculos mas são muitos e acabo caindo nos buracos.
Por vezes, em sonhos, caminho em ruas escuras e quando surge a luz acordo e vejo que não passou de mais um pesadelo...
Caminho por entre as pessoas, por entre plantas, seres vivos, caminho porque tenho de encontrar o meu destino, o meu ponto de chegada, tenho de vencer os meus medos, os meus obstáculos, as minhas incertezas.
ResponderEliminarTenho de seguir a luz, que me faz caminhar para a frente, ou para cima, até ao fim, até ao fim do mundo… pois esse é o meu destino.
O meu caminho é feito de alegrias, tristezas, incertezas, dúvidas, certezas, desejos, tentações, ilusões, sonhos, amizades, amores, paixões… e é isso que tenho de seguir.
Por vezes é difícil, confesso, por vezes caio, choro, berro, como uma criança mimada, mas no fundo, sei que tudo não passou de mais um arranhão no joelho que acabará por passar ileso, apenas deixando uma pequena cicatriz, para me recordar de que não posso, nem nunca poderei caminhar sem cair, pelo menos uma vez, por ter feito talvez a escolha errada, ou apenas querer experimentar um pouco do que a vida tem para me oferecer, mas a verdade é que já caí, e quanto a isso não há nada a fazer, apenas poderei ter a certeza de que a razão ou a opção, que tomei, nunca mais a tomarei, pois não quero cair no mesmo erro de novo.
O pior não é chegar, mas sim partir.
Ana Santos
10ºJ/Nº4
num tapete que voa
ResponderEliminarnos voamos pelo mundo magico,
a descobrir o escondido,
escondendo-nos, e observando-vos...
As coisas diminuiam, e aumentavam
apareciam e desapareciam...
sozinha (sera a palavra correcta?)
caminhamos voando ,
desejando,escondendo, pensando,
sonhando,imaginando ..
Num mundo,pensado que nao é ..(nada)
... ..
Caminho numa rotunda bem redonda, onde existem várias saídas por onde posso seguir, mas que por uma ou duas ou mil razões não consigo escolher um .. ou dois .. ou mil caminho(s).
ResponderEliminarCaminho sobre uma linha recta
ResponderEliminarsem obstaculos,mas com sonhos e ilusões
vou andando em frente, sempre a aumentar o ritmo,
e ai ja vou encontrando obstaculos,
onde cai e ainda cairei.
Sofri mas consegui levantar-me, e superar,
e continuar o meu caminho, pois ainda é longo.
Caminhos que se foram e vieram
caminhos em que andei,
caminhos que ainda me esperam
e ainda caminhos que irei.
Eram vários os caminhos
vi uns atalhos e desviei-me
pórem estes desvios,
deram-me a certeza de que pouco ainda andei.
Ana Dias
Nº3 10J
És tu. Os teus sapatos, as tuas calças, a tua t-shirt azul, os teus óculos, tanta coisa que te cobre, que te esconde, que te esconde de mim
ResponderEliminarQueria ter-te. Quero ter-te. Vou ter-te.
Marta 10i
O meu caminho é feito por memórias.
ResponderEliminarNessas recordo momentos de erros e harmonia, com isso consigo construir caminhos , mas é provável que encontre obstáculos. Mas afinal é esse o meu objectivo: superar esses obstáculos para chegar ao auge da minha felicidade.
Eu caminho por várias estradas dificeis e recordáveis.
Sara Vieira 10º J nº 23
pessoa entre multidão
ResponderEliminara sufocar na sala
de janelas abertas
a ser o lanche do ver
a ser vista pela corrente
do ar
do génio
do oxigénio
e ai fica
a tentar encontrar
a borracha
e a caneta
para escrever a clareza dos olhares
perdidos na perdição
na perdição do sujeito
do querer ser alguém
e não pessoa
do entrar dentro do que se tenta pensar
da outra
dela
ela
o tentar pensar ser
como a da outra
como a dela
como ele
a tentar encontrar uma porta fechada do meu rei
o que ver dentro do que é meu
é o que o olhar deseja
é a angustia do único olho
que está em todo meu corpo
de cima para baixo
de baixo para cima
o pastor anda a procura da sua ovelha
a mais branca de todas
um dia ela prometeu pastar os doces
repastou o ver
repastou o pastor
e eu varri o pastor
por ordem
esta foi a história do meu ver
esta é a escrita do meu olhar
eu já comi uma maçã hoje
e tu?
Por onde caminho?
ResponderEliminarHa, essa é fácil!
Caminho pela vida.
Pelos seus lados bons, pelos seus lados maus.
Procurando a sua realidade através do que está à vista.
Encontrando indícios de verdades distantes através das mais próximas.
Conforme vou percepcionando essas realidades, vou adaptando o caminho aos meus pés.
E continuo a andar.
Por onde caminho
ResponderEliminarNeste trilho em que me perco
Na vida, neste ensino
Neste local em que desespero
Se ao parar não alcanço
Se não me apraz nem um minuto,
Um momento de descanso
Como posso evoluir muito
Quando nunca evolui tanto?
Caminho por onde
Nãio sei dizer, mas por enquanto
Caminho no vazio.
Ricardo Barras, Nº21 10ºJ
Se o caminho de todos for o universo, então o meu é uma parte dele.
ResponderEliminarO meu caminho é um pouco do infinito, que queria percorrer por inteiro. No entanto, limito-me a escolher os caminhos que me trazem a cor que preciso para pintar o mundo, e a passar pelos que nem a liberdade me dão.
Se esta viajem infinita acabasse agora, eu sairia feliz, porque mesmo que os caminhos maus se atravessem estes são estreitos e curtos, e os bons são enormes e são os unicos que me conseguem dar liberdade.
Mariana Mota
Nº17 10ºJ
Caminho por um mapa que fizeram para mim.
ResponderEliminarAcredito que cada um tem o seu mapa.
Quando falho, quando ganho, quando me apaixono, quando choro, quando deprimo, tudo é como um jogo para quem faz o mapa, como um lançar os dados.
Por enquanto estou a crescer, a ganhar maturidade para um dia fazer as escolhas mais importantes da minha vida.
Várias barreiras se vão opor ao meu caminho, mas com a coragem e confiança que vou ganhando pelo percurso conseguirei ultrapassar os obstáculos (espero)
Não me perguntem por onde caminho, não sei, perguntem a quem fez o meu mapa, por enquanto estou aqui, e só sei que caminho já percorri.
Espero percorrer um caminho bom, mas que seja o meu, com bastante individualidade e originalidade.
Mafalda Santiago
10ºI
Nº11
Passo a passo
ResponderEliminarSem destino... sem saber onde chegar
Pouco a pouco
Conhecendo o caminho... que me vai levar
Aonde tenho de estar
Mas no qual, por enquanto não quero pensar.
Caminho por um caminho do qual tem o nome de VIDA
Ana Martinez
10J Nº2
Outrora, perguntaram-me por onde caminhas, que sitios te fizeram crescer, encolher ...
ResponderEliminarOra caminho por um tudo, por um nada, caminho por todos e por nenhum , por algo já escrito, por um guião que já fora usado com outro brinquedo como eu , tu...
existem vários caminhos, vários ''portas'' , existe tudo em variedade requerendo escolhas de quem nos tornamos;
Sitios que me fizeram crescer, encolher fazem parte da minha vida todos os dias, desde o entrar no autocarro, ao passar pela pedra que se situa no mesmo sitio, sempre, sempre, e sempre...
Porém, sitio esse que me fez crescer de uma maneira única, sentir-me pequena numa sala de tantos lutadores , sozinhos amargurados pela vida, pela injustiça desta, ter que lutarem por uma causa, cresco no meio deles, cresci com eles, cresci a cada respirar, a cada olhar , caminhei com eles , embora do lado de fora..
Fazendo me pensar, que estes sim ,eram grandes e cresceram comigo, lutámos por uma causa.. lutámos num único lado, em que me fez lutar numa guerra que já de inicio estava perdida, afinal como um grande homem disse : '' Nao sou do tamanho que tenho, mas sim do tamanho que vejo as coisas ''- FP
10ºJ - Catarina Russo, nº7